Pages

MENU

Apoio

Via satélite

você poderá acompanhar os estudos realizados na Escola Bíblica Dominical, Estudo de Jovens e Obreiro, Crianças-Intermediários e Adolescentes, com as perguntas e respostas em apresentações Power Point.








OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:Essa facilidade não deve, de forma alguma, substituir a presença dos irmãos nas igrejas.



OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Essa facilidade não deve, de forma alguma, substituir a presença dos irmãos nas igrejas.



OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:Essa facilidade não deve, de forma alguma, substituir a presença dos irmãos nas igrejas.




OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:Essa facilidade não deve, de forma alguma, substituir a presença dos irmãos nas igrejas.


Resposta relacionada para as perguntas dos Jovens e Obreiros e EBD. 
Via: ( Wallace Oliveira Cruz ) Hotmail


obs: os irmãos podem procurar outras respostas se possível, essa facilidade serve somente para terem uma base do que a pergunta quer.


Confiram:



OBSERVAÇÕES PARA OS PASTORES:
1. Devem ser escolhidos pelo menos dois argumentos proféticos usados por Paulo para o Estudo com Jovens e Obreiros e outros dois para a EBD.
2. Informamos que os pastores que estiverem de posse desta publicação, desde que tenham o completo domínio do assunto, não têm necessidade de ligar o satélite no retorno das explanações, às 11 horas.
3. As sugestões de mensagens serão passadas às 11:45, mas serão também publicadas no site da EBD.
4. Este assunto está de acordo com o tema “A PALAVRA SEITA”, que era uma aula dada em Seminário, acrescido das contribuições enviadas pelos irmãos.
5. Observações no final somente para os pastores.

================================================
PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 9-10jun12
- ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
- TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 24 e 25



EM ATOS CAPITULO 24, PAULO FOI ACUSADO QUE O CAMINHO EM QUE SERVIA AO DEUS DE SEUS PAIS ERA UMA SEITA.

É POSSÍVEL IDENTIFICAR ARGUMENTOS PROFÉTICOS USADOS POR PAULO COMO DEFESA DAS ACUSAÇÕES?
COMENTE A APLICAÇÃO PROFÉTICA EM NOSSOS DIAS



(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUCAO:


1. Para o estabelecimento da base doutrinária da Igreja, Paulo e os demais apóstolos tiveram que ter suas próprias experiências com o Senhor para poderem transmitir à igreja com segurança a doutrina da Palavra tirada do Velho Testamento e apresentada à igreja que iria viver da clareza dessa doutrina ajustada ao entendimento dela à luz do Novo Testamento.


2. Os apóstolos, com suas próprias experiências com relação à doutrina, vão oferecer uma importante contribuição, através de suas mensagens, seus discursos e suas cartas doutrinárias fazendo a perfeita transposição do sentido doutrinário do VT para o entendimento da igreja.


3. Agora em Atos dos Apóstolos capítulos 24 e 25, Paulo, perante o tribunal do governador Félix e de seu substituto Festo, assume uma posição definida, convicto de sua origem e destino, coeso e decidido a assumir as razões de sua fé e suas consequências. Por isso se expressa em Atos. 24:14 - “Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (na Palavra de Deus).
Em Atos. 24:14 e 28:22 o termo foi aplicado desdenhosamente ao cristianismo e Atos 24:5 fala de Paulo como o “defensor da seita dos Nazarenos” que ele antes ele perseguia (Atos 9:2).
E o livro de Atos dos Apóstolos termina o capitulo 28, dando conta de que o Caminho continuou sendo pregado aos gentios em Roma, e os judeus dali nem mesmo tinham recebido oficialmente as acusações contra Paulo, todavia sabiam que em toda a parte se falava a respeito da fé cristã como “seita”. (verso 22).
A fé cristã era chamada de seita basicamente porque pregava uma mensagem que era diferente de tudo o que se conhecia nos meios religiosos do mundo todo, inclusive o judaísmo. A mensagem era: Jesus morreu, mas ressuscitou.
Isso tornava os seguidores da fé no Senhor Jesus, também chamada de “o Caminho”, uma fé diferente das demais, tida por todos como um grupo que não se misturava com os demais.



(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

SIGNIFICADO DA PALAVRA SEITA:
No original grego a palavra “seita” se pronuncia – ERESIS, cujo sentido original é: uma escolha ou opção.
No grego clássico, a palavra seita ou heresia podia ser usada tanto no bom sentido como no mau sentido, passando, posteriormente, a ser usada no sentido de escolas e tendências. Usada também como nome dado a uma assembleia dos professores de uma determinada doutrina ou de um determinado modo de vida.
No dicionário da escola da língua Portuguesa, a palavra seita quer dizer: facção; partido; doutrina que se afasta da opinião geral; comunidade fechada de cunho radical.

=============================================
1. ARGUMENTOS PROFÉTICOS USADOS POR PAULO COMO DEFESA DAS ACUSAÇÕES:

a) ACUSAÇÕES A PAULO (perante Félix) – Primeiras acusações: – “Este homem...”
Atos 24:5-6.
1. é uma peste
2. intentou profanar o templo (Atos 21:28-29)
3. é promotor de sedições (revoltas, rebeliões) entre os judeus por todo o mundo.
4. é defensor da seita dos nazarenos

b) ARGUMENTO PROFÉTICO USADO POR PAULO – primeira defesa de Paulo.
Atos 24:12-13.
1. não subi a Jerusalém há mais de doze dias
2. não me acharam no templo falando com alguém
3. não amotinei o povo nas sinagogas, nem na cidade.
4. não têm prova das acusações

COMENTÁRIO DA APLICAÇÃO PROFÉTICA EM NOSSOS DIAS:
1. Uma peste é uma palavra que conceituava Paulo como um propagador de doenças e pestilências, mas Paulo, pelo contrário, afirma que sua subida a Jerusalém para adoração não ultrapassou um espaço de doze dias. Com esse argumento Paulo falava profeticamente, pois doze é o número referido no VT aos patriarcas que deram origem às doze tribos de Israel. É também o numero dos doze apóstolos do Senhor Jesus. Doze é, portanto, o número da doutrina, prefigurado no ato profético do Senhor
Jesus, quando, na multiplicação dos pães e peixes, foram ajuntados do que sobrou, doze cestos cheios de pedaços para que nada perdesse.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita que particulariza doutrinas, mas sua conduta de fé é baseada em TODA a doutrina apostólica, pois ela “crê em tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas”. (Atos 24:14b). Não há motivo para se criar doutrinas para a igreja fiel além daquelas ensinadas pelos Apóstolos. (Gal. 1:8). A Biblia é a ÚNICA regra de fé e prática do crente. Exemplo: A igreja fiel não segrega pessoas, nem raças, nem cor, nem nacionalidade. Não segrega pessoas privando-as do contato com familiares, ou constituírem família, por estarem se dedicando a causas religiosas. Criação de grupos separados por rótulos tais como: igreja do batismo tal, igreja do lava pés, igreja dos pães ázimos. A ceia, por exemplo, é de todos os crentes fiéis, porque ela é do Senhor. Todos os que estão em comunhão com o Senhor, sem qualquer impedimento (I Cor.11:27-28), têm acesso à Sua mesa. (Mt. 26:27).



2. A entrada de Paulo no templo era para adoração a Deus e para falar da Palavra de Deus conforme a ordem que o próprio Senhor havia dado aos apóstolos (Atos 5:20) e não para convencer alguém com “palavras persuasivas de sabedoria humana”, (I Cor. 2:4) pois quem era convencido com a pregação de Paulo era convencido pelo Espirito Santo.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita que prega um argumento filosófico e religioso que torna a fé restrita a um convencimento das pessoas para propósitos somente desta vida presente, mas sua mensagem é confirmada pelas operações do Espirito Santo que transforma o homem e o conduz à vida eterna, abrindo-lhe o entendimento das coisas espirituais. Exemplo: a igreja fiel não possui ritual nem liturgias secretas, mas seus cultos são abertos ao público. O acesso à Palavra é para todos os crentes e não para um grupo específico que se preparou de forma acadêmica para isso. (Mateus 11:25).



3. Paulo não amotinava o povo nas sinagogas, nem na cidade, porque quando lhes falava era para trazer-lhes palavras de consolação. (Atos 13:15).
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita que prega uma mensagem contundente e polêmica, mas sua mensagem atende aos anseios de todas as pessoas, pois é uma mensagem para a alma, haja vista a reação do governador Félix (Atos 24:25). Não é uma mensagem que amotina, ou dispersa, ou causa rebelião e contenda entre os que a ouvem, mas uma mensagem que aglutina e agrega as pessoas, pois é acompanhada da operação do Espirito Santo. Exemplo: na igreja fiel o acesso à Palavra é para todos os crentes e não para um grupo específico que se preparou de forma acadêmica para isso. (Mateus 11:25).



4. Sua defesa pela seita dos nazarenos era porque Paulo antes perseguia os daquela seita (Atos 9:2), munido de cartas dos lideres religiosos que o autorizavam a fazer isso, alegando ser a fé cristã uma facção do judaísmo. Mais tarde sua conversão foi marcada exatamente pelo encontro com “...Jesus, o Nazareno...”, (Atos 22:8) no caminho de Damasco e esse encontro o transformou de perseguidor em defensor de um Caminho e não uma seita, pois entendeu que não se tratava de uma facção, mas um verdadeiro entendimento do que representava a Lei e os Profetas para a igreja.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita que mereça ser perseguida pelos que a conceituam como uma facção, chamando-a de seita, pois a igreja fiel não é o resultado de uma cisão de grupos religiosos, mas é composta daqueles que estão no Caminho da
salvação em Jesus Cristo. (Atos 24:14). Exemplo: a igreja fiel vê Jesus no VT, porque Ele é o templo, o sacerdote, o cordeiro e o dia de descanso para a alma do crente.
===================================================
a) ACUSAÇÕES A PAULO (perante Festo) – Segundas acusações:
Atos 25:2, 3 e 7.
1. armando ciladas contra Paulo (vs. 3)
2. matarem Paulo no caminho (vs. 3)
3. graves acusações contra Paulo, mas sem provas (vs. 7)

b) ARGUMENTO PROFÉTICO USADO POR PAULO – segunda defesa de Paulo.
Atos 25:8
1. não pequei contra a lei dos judeus
2. não pequei contra o templo
3. não pequei contra César.

COMENTÁRIO DA APLICAÇÃO PROFÉTICA EM NOSSOS DIAS:
1. As ciladas eram armadas pelos judeus contra Paulo, pois o acusavam de interpretar mal a Lei e os Profetas, que era o VT. Pelo contrário Paulo entendeu que o jugo do VT que nem eles ali, nem seus antepassados puderam suportar, não era para ser imposto sobre os que estavam no Caminho. (Atos 15:10).
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita que impõe sobre as pessoas o fardo de práticas religiosas de cunho radical, tais como: abstinência de certos alimentos, prática de penitências, imposição de usos e costumes, (trajes, uso de véu, cortes de cabelo), de forma de batismo ou de dia de guarda. Nem mesmo de forma de vida que impede o homem de viver e cumprir seus compromissos para com a família, a sociedade e a pátria.



2. A intenção de matar Paulo no caminho era quando da sua ida para Jesusalém, conforme pedido do sumo-sacerdote e dos principais dos judeus a Festo (Atos 25:3). Mas ele alega que sua ida a Jerusalém era para adoração, levando para os irmãos em Jerusalém as ofertas arrecadadas (Atos 24:17 / Rm.15:25) e não para ser morto no caminho. (Atos 24:11).

A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita que mata os que caminham para Jerusalém, pois Jerusalém representa para ela o caminho da eternidade e por isso sua mensagem é voltada para as coisas da eternidade. Morrer no caminho é para aqueles que vivem sob as ameaças de morte espiritual impostas pelos que lhes anunciam um evangelho somente para os interesses da vida presente. (I Cor. 15:19). Por exemplo: identifica-se uma igreja fiel quando ela abre seus templos para todos indistintamente, pois os cultos são públicos. Os templos são abertos para quaisquer pessoas e não tem reuniões secretas. Aqueles que se congregam a ela não o fazem por causa de uma carta de transferência de membro de uma instituição para outra, ou forma de batismo, mas pelo testemunho de transformação de vida cuja carta de apresentação é a experiência do novo nascimento.



3. As graves acusações foram as mesmas que puseram Jesus contra Cesar na presença de Pilatos, (João 19:12). Paulo se defende delas dizendo que “não pequei contra César”.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS não é uma seita, que proíbe seus membros do cumprimento com as obrigações cívicas ou de atender a certas exigências das leis do País.


Exemplo: reunir os irmãos em dias de obrigações cívicas para priva-los de cumpri-las, tais como votar nos dias de eleição, bem como proibições do cumprimento com o serviço militar. “Dai, pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. (Mateus 22:21).
==================================================
“A SEITA” e “O CAMINHO” – ATOS 24:14

A SEITA PREGA:                                                      

- Um Jesus morto, de misticismo (Atos                                          
25:19) – “...algumas questões acerca de
sua superstição e de um tal Jesus,
defunto, que Paulo afirmava viver”.


- “que Paulo não viva mais”: perseguição
contra a verdade. (Atos 25:24)


- argumentos contra a verdade do
evangelho em toda parte. (Atos 28:22b)
– “...em toda parte se fala contra ela”.







  O CAMINHO PREGA:
- Um Jesus vivo. “...Paulo afirmava viver”. (Atos 25:19)

- Quem anuncia a verdade não pode se calar. “...fala Paulo e não te cales”. (Atos 18:9)

- a mensagem que todos querem ouvir (Atos 28:22a) – “...bem quiséramos ouvir de ti o que sentes (pensas)”;





A PARTIR DAQUI INFORMAÇÕES APENAS PARA CONHECIMENTO DO PASTOR:



1. DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE SEITA EM TERMOS DA NOSSA EXPERIENCIA DE OBRA

a) Não podemos aceitar a designação de seita nos termos do dicionário, embora que em nossas posições à luz da Palavra de Deus e de seus ensinos revistos, possamos até ser rotulados de “Seita” como foram os cristãos da Igreja Primitiva de Pentecostes a uma seita. A verdade é que aqueles que querem colocar-nos no rol de “seita” o fazem no sentido do dicionário, o que não procede pelos seguintes motivos:

b) Não somos comunidade fechada nem de cunho radical por que:
c) Os nossos cultos são públicos;
d) Nossos templos se abrem todos os dias para qualquer pessoa.

e) Não temos reuniões secretas nem aceitamos grupos segregados a qualquer pretexto, nem ainda por voto pessoal, como no caso de religiões até seculares que não se consideram seitas e que segregam grupos em conventos.

f) Não temos nem rituais nem liturgias secretas ou importadas, nem racismos.




2. DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE SEITA EM TERMOS DA NOSSA EXPERIENCIA DE OBRDOUTRINA EXPLICITADA NA BIBLIA
a) A nossa doutrina não vai além do que está explicitado na Bíblia que é a base e única regra de fé e prática do Cristianismo.
b) Não impomos doutrinas de usos e costumes, tais como: trajes especiais, corte de cabelos, uso de véu ou abstenção de tipos de alimentos.
c) Não damos ênfase a forma de batismo ou dia de guarda e nem pregamos nenhuma forma de vida que possa impedir o homem de viver e cumprir seus compromissos para com a família, a sociedade e a pátria.



3. FORMA DE ENSINO DEMOCRÁTICA
a) A forma de ensino é democrática, onde todos os membros podem participar dos seminários.
b) Membros de outras comunidades evangélicas são recebidos sem novo batismo e até mesmo sem apresentar carta de transferência.
c) Não tratamos de política, pois não somos filiados a qualquer partido ou movimento político, nem aceitamos dinheiro público (do Governo) nem do exterior, com os quais não admitimos compromissos formais.



4. MINISTÉRIO LEIGO
a) O ministério é leigo onde os pastores trabalham nas mais diversas atividades e profissões, vivendo por conta própria em quase sua totalidade.
b) Em suma, toda sua estrutura, funcionamento e existência decorre da atualização e reestudo do ensino bíblico realinhando as suas bases doutrinárias em termos mais espirituais à luz Palavra de Deus.
c) A ceia é do Senhor e todos os que estão no corpo (Igreja), isto é, estão em comunhão com o Senhor, têm acesso à Sua mesa.

No que concerne ao campo administrativo, toda estrutura é prática e atualizada no propósito de realizar da melhor maneira possível a contribuição espontânea que é proveniente de seus membros.

CONCLUSÃO: entendemos que toda surpresa dos que não nos conhecem está na reformulação que o Espírito Santo ditou para esta Obra nas doutrinas de Igreja, Salvação e Ministério.




A TODOS , A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO!!!
E ATÉ OUTRAS POSTAGENS!!!
Ajude a divulgar esse blog: no MSN!! http://aservicodonossoreijesus.blogspot.com/